loading...

Esse é o buraco mais profundo do nosso planeta

Nós, seres humanos, nos orgulhamos tanto de cada avanço que damos na nossa compreensão do universo e daquilo que nos cerca. No entanto, a Terra, nossa casa, ainda guarda diversos mistérios que sequer sonhamos desvendar.

Alguma vez você já se perguntou o que, de fato, existe bem abaixo de nossos pés? Bem, os russos pensaram, e em 1970 uma série de cientistas soviéticos decidiram cavar um buraco maior do que os que já haviam sido feitos em toda a história da humanidade. Durante 24 anos, eles escavaram a crosta de Terra na Península de Kola, na Rússia. O resultado foi um buraco extremamente gigante, com mais de 12km de profundidade. Para você ter ideia, isso significa uma profundidade maior do que o ponto mais fundo do oceano, que chega a 11km. O buraco ficou conhecido como Poço Superprofundo de Kola.
Mas você deve estar se perguntando: “E daí? Conseguimos aprender algo com isso?”. Felizmente, os esforços não foram em vão. Nele, os cientistas foram capazes de encontrar fósseis microscópicos de organismos unicelulares, em uma profundidade de aproximadamente 7km. Na mesma profundidade, eles também encontraram água. O problema, é que a temperatura nesse ponto começou a se tornar insustentável, atingindo até 180ºC. Por isso, já que não haviam mais condições de continuar escavando, os trabalhos foram suspensos em 1994.

Mas ainda que um buraco de 12km de profundidade seja algo impressionante, é importante ter em mente que estima-se que a distância até o centro de Terra seja de aproximadamente 6400km. Ou seja, nós fizemos um simples arranhão na superfície terrestre.

Confira abaixo, em inglês, um vídeo apresentado por Hank Green, do SciShow, a respeito do Poço Superprofundo de Kola.
Via Climatologia Geográfica

0 comentários :

Postar um comentário